Português (Brasil)

Sindicatos pressionam secretários por reajuste salarial para os servidores estaduais

Sindicatos pressionam secretários por reajuste salarial para os servidores estaduais

Várias categorias participaram da audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (30), para debater o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA). A pressão foi grande nos representantes do Governo do Estado.

Compartilhe este conteúdo:

O secretário estadual de Planejamento, Washington Bonfim, e o secretário estadual da Fazenda, Emílio Júnior, enfrentaram questionamentos sobre previsão de concurso e reajuste salarial para servidores na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa, nesta quinta-feira (30), para debater o Plano Plurianual 2024-2027 (PPA).


“Tem recomendação do TCE, do Ministério Público e até da Justiça Federal, de 2019, 2020, 2022, pra concurso público na saúde, porque, hoje, cerca de 70% dos profissionais da saúde são contratados, não são efetivos”, frisou a presidente do Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais, Auriane Coutinho.


Washington Bonfim reafirmou que o governador Rafael Fonteles se comprometeu a discutir reajuste para os servidores em 2024. “Temos queda de arrecadação ao longo deste segundo semestre de 2023. Não adianta nada dar aumento de salário e atrasar, parcelar, não ter condição de honrar com os compromissos”, disse.

 
“O que falta não é arrecadação, mas prioridade. É muito recurso arrecadado com tributos estaduais. A tendência é que esse ano chegue a R$ 7 bi [bilhões], sem contar outras receitas. O que falta é boa vontade do gestor para com o servidor público”, rebateu Kenny Lobão, do Sindicato dos Policiais Civis de Carreira (Sinpolpi).


A presidente do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Saúde (Sindespi), Geane Sousa, lamentou a situação dos aposentados. “Temos aposentado na miséria. A gente ainda ganha um pouquinho melhor porque vem o vale transporte, vem uma insalubridade. Na hora que aposenta, retira tudo isso e fica com o vencimento limpo e seco”, disse.


Provocado sobre melhorias nas condições salariais dos servidores da segurança pública, Washington Bonfim enfatizou que elas estão sendo estudadas para o médio prazo, mas que foram feitas muitas contratações, tanto para a Polícia Militar, quanto para a Polícia Civil, que devem melhorar as condições de trabalho dos profissionais da área.


O secretário de Fazenda, Emílio Júnior, lembrou do problema do déficit previdenciário. O gestor afirmou que é preciso ter atenção porque nos próximos 10 anos, cerca de 30% do quadro de servidores estaduais devem se aposentar.

Debate - O presidente da Comissão de Finanças, deputado Henrique Pires (MDB), destacou que esta foi a primeira vez que o Legislativo realizou audiência pública sobre o PPA em separado à audiência da Lei Orçamentária Anual. “É uma oportunidade que a sociedade civil e os poderes constituídos têm pra fazer esse debate”, pontuou. 


Os servidores cobraram apoio do Legislativo junto ao governador Rafael Fonteles para a conversão do Indicativo de Projeto de Lei 14/23 em Projeto de Lei do Governo. A matéria dispõe sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos dos Servidores de uma série de órgãos estaduais. 

Fonte; ALEPI 

Compartilhe este conteúdo:

ACOMPANHE

 

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO