Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Sindicato pede o fim dos descontos para a Previdência de aposentados e pensionistas
O desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho recebeu o processo no dia 17/07/2020, mas ainda não se manifestou em relação ao Mandado de Segurança impetrado pelo Sinspesa-PI contra o desconto nos salários de aposentados e pensionistas para a Previdência do Estado.
O Sindicato dos Servidores Públicos e Pensionistas da Secretaria da Administração do Estado do Piauí (Sinspesa-P) aguarda a manifestação da Justiça em relação ao Mandado de Segurança impetrado em julho contra o desconto nos salários de aposentados e pensionistas para a Previdência do Estado.
O Mandado de Segurança foi distribuído para o relator na 3ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado do Piauí, desembargador Francisco Antonio Paes Landim Filho, no dia 17/07/2020.
“O que nós estamos querendo com essa ação é justamente reverter a situação, o desconto para a previdência que vem sendo efetuado pelo Estado dos contracheques dos aposentados e pensionistas, por conta da reforma da Previdência. Esse mandado de segurança foi protocolado no mês de julho e distribuído para o desembargador Paes Landim”, explicou o advogado Diego Leite Albuquerque, que representa do Sinspesa-Pi.
Suspensão imediata dos descontos
Diego Albuquerque explica que o Mandando de Segurança com pedido de liminar requer a suspensão imediata dos descontos nos salários desses servidores, pelo dano causado para as suas famílias, principalmente neste momento de pandemia, quando as despesas aumentaram com a necessidade de gastos com material de proteção e higiene, como máscaras, álcool em gel,etc.
“Neste Mandando de Segurança foi pedida uma liminar para que cesse imediatamente esses descontos para previdência estadual sob o argumento de que eles têm causado sérios transtornos financeiros tanto para os servidores aposentados como para os pensionistas. E argumentamos também a ilegalidade da reforma da Previdência. Por tudo isso, solicitamos o deferimento da liminar, bem como a concessão da segurança para os servidores representados pelo sindicato. A gente não tem ainda liminar. Estamos aguardando a posição do relator”, concluiu o advogado.