Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Servidores podem realizar perícias médicas pelo celular
As perícias médicas por telefone já beneficiaram 200 servidores públicos estaduais que precisaram de licença - por motivo de doença ou gestação e licença para acompanhar familiar doente. As perícias por junta médica, que avaliam incapacidade, sequela ou déficit permanente para a finalidade de concessão de benefícios, não estão enquadradas nos critérios de atendimento por telemedicina e continuam suspensas enquanto perdurar a situação de pandemia.
Os servidores públicos estaduais que necessitam de perícias médicas para obtenção de licença estão sendo contatados pelos médicos peritos do Centro Integrado de Atenção ao Servidor (Ciaspi) para serem consultados remotamente. As consultas são amparada por exames e documentos enviados previamente. Após o contato pelo celular do paciente, os médicos fazem o diagnóstico e o resultado da perícia é divulgado pouco tempo depois.
As perícias virtuais são mais uma das ferramentas adotadas pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev) utiliza para manter o atendimento aos servidores. Já foram realizadas cerca de 200 consultas nessa modalidade, autorizada pela aprovação da Lei 13.989/20, que libera o uso da telemedicina durante a pandemia do coronavírus no Brasil.
Como funciona
Todo o procedimento para a realização das perícias virtuais é feito de forma remota, inclusive o agendamento, solicitado pelo órgão de origem do servidor por meio do portal da perícia, que imediatamente gera o dia e a hora da consulta. A documentação, incluindo laudos anteriores e exames, é enviada pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou por e-mail.
De acordo com a coordenadora da Perícia Médica Oficial do Ciaspi, Aline Melo, a iniciativa visa atender àqueles que precisam de licença por motivo de doença ou gestação e licença para acompanhar familiar doente.
Perícia por junta médica fora
As perícias por junta médica, que avaliam incapacidade, sequela ou déficit permanente para a finalidade de concessão de benefícios, não estão enquadradas nos critérios de atendimento por telemedicina e continuam suspensas enquanto perdurar a situação de pandemia.
Como agendar:
1º – Entre em contato com o setor de Recursos Humanos (RH) do seu órgão de origem;
2º – O RH solicita o agendamento pelo Portal da Perícia – sisprev.pi.gov.br/pericia;
3º – O RH envia o processo pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) ou para o e-mail periciaciaspi@seadprev.pi.gov.br.
Importante: no assunto do e-mail deve constar o nome do servidor, matrícula e secretaria.
É imprescindível informar telefone/WhatsApp e e-mail do servidor.
Informações: (86) 99482-6239.