Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
SeadPrev lança cartilha virtual para prevenção da Covid-19
Usar máscara e manter distância de pelo menos dois metros entre as pessoas estão entre as principais recomendações da cartilha virtual de prevenção à Covid-19, lançada nesta quarta-feira (8) pela Secretaria de Estado da Administração e Previdência, destinada a todos os servidores públicos. As pessoas estão sendo orientados a não levar bolsas e outros acessórios pessoais para o trabalho, a fim de diminuir o risco de contaminação desses objetos e consequente a infecção pelo desses trabalhadores.
A Secretaria de Estado da Administração e Previdência lançou na manhã desta quarta-feira (8), uma cartilha virtual de prevenção à Covid-19 destinada aos servidores públicos estaduais. Através do Decreto nº 19.085/20, o Governo do Estado autorizou o retorno das atividades nos órgãos públicos a partir do dia 10 de agosto, o que deve acontecer em etapas, de acordo com as atribuições de cada órgão, mas com servidores dos chamados "grupos de risco" trabalhando em casa e outros em escalas de revezamento, de forma a colaborar com os esforços para contenção da Covid-19.
A cartilha será distribuída exclusivamente em formato digital, cumprindo uma das metas da SeadPrev de reduzir a a utilização de papel no Estado, sobretudo neste momento de pandemia da Covid-19, já que papel é um material vetor de propagação do novo coronavírus.
Orientações importantes para evitar o contágio
Usar máscara e manter distância de pelo menos dois metros entre as pessoas estão entre as principais recomendações da cartilha direcionada aos servidores, que também serão orientados a evitar levar bolsas e acessórios pessoais para dentro dos órgãos públicos, a fim de diminuir o risco de contaminação desses objetos e consequente adoecimento dos trabalhadores.
“Sabemos que a luta contra o coronavírus é uma luta travada coletivamente, mas exige grande atenção de cada um de nós. É preciso que cada servidor lave as mãos frequentemente, higienize sua mesa de trabalho, evite compartilhar ferramentas de trabalho, como grampeadores, canetas e computadores, e tenha consciência de que os celulares também devem ser higienizados com frequência. Esse será o nosso novo normal até que tenhamos uma vacina”, disse a nova secertária de Adminsitração e Previdência, Ariane Sídia, que tomou posse na manhã de hoje, antes do lançamento da cartilha virtual.
O retorno das atividades no serviço, segundo o governo, vai depender do cumprimento de todos os protocolosa de segurança por parte dos getores das pastas, que incluem a distribuição de equipamentos de proteção individual, inclusive máscaras e óculos de proteção para quem atende ao público; disponibilização de álcool em gel em dispenseres nas entradas, corredores e demais dependências dos órgãos, além de pias com água e sabão nos banheiros, entre outras recomendações das autoridades de saúde.