Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Rio Parnaíba a 50 cm de ultrapassar a cota de alerta
Dados do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil mostra que o nível do Rio Parnaíba ultrapassou a marca de 5 metros na tarde desta quinta-feira (23). Na medição de 15h45, o Parnaíba estava 502 centímetros em Teresina, 12 cm a mais que a cota de atenção e a menos de 50 cm para atingir a cota de alerta.
As autoridades do Estado e dos municípios ribeirinhos estão preocupados com a elevação do Rio Parnaíba nas últimas horas 24h. Dados do Sistema de Monitoramento do Serviço Geológico do Brasil mostra que o nível do Rio Parnaíba ultrapassou a marca de 5 metros na tarde desta quinta-feira (23).
Na medição de 15h45, o Parnaíba estava 502 centímetros em Teresina, 12 cm a mais que a cota de atenção e a menos de 50 cm para atingir a cota de alerta.
O aumento do nível do rio em Teresina já era esperado após o aumento da vazão da barragem de Boa Esperança no início dessa semana e as fortes chuvas registradas nos últimos dias.
A Secretaria de Estado da Defesa Civil (Sedec), enviou equipes para intensificar os trabalhos de supervisão e monitoramento nas áreas ribeirinha em municípios da região Norte do estado atingidos pelas cheias dos rios.
O gabinete de crise institui um protocolo de ação rápida para prevenção de riscos e desastres, nos municípios prioritários castigados pelas fortes chuvas, principalmente em face das oscilações de vazão dos rios Longá e Marataoan, que aumentaram exponencialmente o grau de risco das populações ribeirinhas. São eles: Barras, Esperantina e Piripiri.