Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Procon autua postos de combistíveis por abuso de preço
Pelo menos 30 postos serão fiscalizados pelas equipes do Procon em todas as quatro zonas de Teresina. Quatro já foram autuados por abuso de preço.
Depois que dezenas de consumidores denunciaram a cobrança abusiva pelo litro da gasolina em Teresina - há postos de combustível cobrando R$ 7,35 pelo litro da gasolina comum -, equipes do Procon foram para as ruas nesta sexta-feira (25), para fiscalizar e autuar quem extrapolou nos valores cobrados dos clientes.
Pelo menos 30 postos serão fiscalizados em todas as quatro zonas da capital: Norte, Sul, Leste e Sudeste. Quatro já foram autuados.
O chefe de Fiscalização do Procon, Arimatéia Leão, revelou que alguns dos postos fiscalizados foram autuados por abuso de preço. "Eles elevaram o preço do combustível em mais de 20%. Não tem nenhuma justificava plausível. Os gerentes dizem que estão somente atualizando os preços porque o lucro estava baixo".
De acordo com o chefe de Fiscalização do Procon, o Carnaval é o motivo da elevação abusiva dos preços dos combustíveis."Estamos na véspera de Carnaval e o consumo aumenta muito nesse período. Por conta disso, eles teriam aumentado esses preços".
Os donos dos postos autuados têm 15 dias para justificar o aumento no preço dos produtos. Caso não apresente defesa, ou um motivo que justifique a elevação abusiva dos valores cobrados dos clientes, o Procon vai multar os postos. A multa pode chegar a R$ 10 milhões.
Denúncias ao Procon:
(86) 9 8162-8247,
(86) 9 8190-7983,
(86) 9 8195-5177
(86) 9 8122-4746
atendimentoprocon@mppi.mp.br