Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Piauí recebe mais 86.750 doses da AstraZeneca e 9.360 doses da Pfizer
O público contemplado com o 23º lote das vacinas da AstraZeneca/FioCruz serão 16,7% do grupo de pessoas com comorbidades e deficiência permanente e 20% do público Trabalhadores da Educação do Ensino Básico, todos para a primeira dose. Já as 9.360 vacinas da Pfizer serão destinadas à vacinação de 2% do grupo de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e púberperas com comorbidades e 10 % dos trabalhadores de transporte aéreo.
O Piauí vai receber, na tarde desta quarta-feira (2), mais 86.750 doses da vacina AstraZeneca. Serão mais 9.360 doses da Pfizer na tarde de quinta-feira (3), segundo a Secretaria de Estado da Saúde.
“Na última semana, enviamos doses de vacinas, da nossa reserva técnica de segurança, para que os municípios do Piauí pudessem iniciar a vacinação dos trabalhadores da Educação, após aprovação pela Comissão Intergestora Bipartide. Muitas cidades já começaram a vacinar e com essa remessa do ministério, contemplando este grupo, vamos poder acelerar com a vacinação da categoria”, lembrou o secretário de Saúde, Florentino Neto.
O público contemplado com o 23º lote das vacinas da AstraZeneca/FioCruz são: 16,7% do grupo de pessoas com comorbidades e deficiência permanente e 20% do público Trabalhadores da Educação do Ensino Básico, todos para a primeira dose.
Já as 9.360 vacinas da Pfizer serão destinadas à vacinação de 2% do grupo de pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e púberperas com comorbidades e 10 % dos trabalhadores de transporte aéreo.
Até a 23º remessas de vacinas contra a Covid-19, o Ministério da Saúde não repassou imunizantes para o início da vacinação da população de 18 a 59 não contempladas nos demais grupos prioritários.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), médico Gilberto Albuquerque, acredita que o Piauí, em especial Teresina, entrou no período de regularidade na chegada de vacinas. "Semanalmente, nós estamos recebendo doses de vacina, muitas vezes de mais de uma marca porque nós temos segundas doses pendentes. As segundas doses estão chegando conforme a necessidade. As primeiras doses estão vindo semanalmente parece que, até que enfim, entrou na regularidade essa distribuição de vacina”, comemrou o presidente da FMS.
“A previsão pelo IBGE é de que esse público prioritário seja 78 mil pessoas. Nós já vacinamos mais de 40 mil. Então, nós temos ainda pouco mais de 30 mil pessoas nesse grupo prioritário. Pela velocidade que está a chegada das vacinas, nós deveremos ter três semanas ainda para concluir esse grupo. Começamos a vacinar também os professores, tudo indica que a gente chegue na faixa de 45 anos de professores”, previu.
O presidente da FMS lembrou que o site da Fundação abre todos os dias às 18h para cadastramento de pessoas com comorbidades e de outros grupos prioritários para vacinação contra a Covid-19.
"Com as vagas existentes não para o dia seguinte, mas para outro dia. Exemplo: hoje vai abrir 18h para sexta e sábado. Ele só cadastra para dois dias na frente. Se alguém está esperando há 15 dias, não é verdade, porque o site não agenda para tanto tempo. Ele só agenda para dois a frente. Nós só abrimos vagas quando a vacina está garantida na geladeira. Se você tentar, o site não conclui o agendamento enquanto não houver doses disponíveis para você. A conduta: tentar todo dia nesse horário até que a gente tenha número de doses o suficiente. Antes, o site abria a qualquer hora, então você tinha que passar o dia no computador esperando a hora de abrir. Agora, nós definimos que será todo o dia às 18h”, adiantou.
Fonte: Sesapi/FMS