Português (Brasil)

Governo adota novas medidas contra o desrespeito à quarentena

Governo adota novas medidas contra o desrespeito à quarentena

Novas medidas para tentar barrar o crescimento dos casos de Covid-19 em Teresina e no interior do Piauí foram anunciadas pelo Governo do Estado. Aos domingos, somente farmácias vão poder funcionar. O restante dos estabelecimentos - supermercados, mercados, postos de combustíveis, agências bancárias - estarão fechados em todo o Piauí. As medidas já valem a partir deste final de semana.

Compartilhe este conteúdo:

O Governo do Estado anunciou ontem (13), a decretação de novas medidas, que já valem a partir deste final de semana - sexta-feira, sábado e domingo próximos - para tentar barrar o crescimento dos casos de Covid-19 no Piauí.  Aos domingos, somente farmácias vão poder funcionar. O restante dos estabelecimentos - supermercados, mercados, postos de combustíveis, agências bancárias - estarão fechados em todo o Piauí. 

Além da antecipação dos feriados, como o Dia do Piauí (19 de outubro), que será comemorado nesta sexta-feira (15), o novo decreto estabelece o fechamento de alguns serviços essenciais nos finais de semana.

"Na sexta e sábado vão funcionar apenas farmácias, supermercados, posto de gasolina, panificadoras, deliverys e borracharias. Mas no domingo somente farmácias, domingo somente famácias. Bancos, loterias, mesmo postos de gasolina, Supermercado, todos no domingo não vão ter funcionamento. Isso tem um objetivo: evitar a propagação do coronavirus. Eu quero contar com você!", conclamou o governador Wellington Dias em vídeo divulgado nas redes sociais.

O governo decidiu adotar medidas mais duras depois da queda no isolamento e do crescimento dos casos de contaminação e das mortes por Covid-19. As novas determinações foram adotadas depois que o governador se reuniu com diversos segmentos da sociedade e com as autoridades da Saúde, que alertaram para o aumento da contaminação pelo novo coronavírus e do número de mortes no estado depois que a população passou a desrespeitar os decretos, que fecharam vários estabelecimentos comerciais e de serviços e determinaram o isolamento social em todo o Piauí.

A ordem é ficar em casa, mas mais da metade dos piauienses não estão obedecendo essa recomendação, que pode passar a ser uma imposição do Estado, com multas pesadas para quem descumpri-las, seja pessoa física ou privada, isto é, o cidadão comum que sair de casa sem justificativa ou o proprietário do bar, a dona do salão de beleza, da loja de confecção, o revendedor de carro... que insistirem em abrir o seus negócios.    

"Lancei agora um conjunto de medidas, após de dialogar com vários setores, que vão na direção de melhorar o isolamento social, ou seja, da gente voltar a ter índice acima de 50% no Piauí em isolamento social. Primeiro: sexta-feira é feriado. Dia 15 de Maio agora foi antecipado o 19 de outubro para ser o Dia do Piauí. Segundo: as medidas são de que sexta, sábado e domingo nós vamos ter a interrupção de transporte intermunicipal: ônibus, vans e micro-ônibus, enfim".

Wellington Dias advertiu que a Lei Seca, que proíbe dirigir depois de beber vai ser estendida aos bares, que estão desobedecendo o decreto de isolamento e estão abrindo em vários bairros de Teresina e no interior.  "Nós vamos ter uma obediência à Lei Seca, ou seja, pessoas que estejam dirigindo alcoolizadas; vendendo bebidas em bares, aglomerados... também haverá operações conjuntas das forças de segurança nesse sentido: de garantir o cumprimento da lei e da ordem. Ao mesmo tempo, nós vamos reduzir os serviços essenciais".

Veja a íntegra do Decreto º 18.978:

file:///C:/Users/Paulo/Downloads/MINUTA%20DECRETO%20MEDIDAS%20RESTRIA%CC%83_A%CC%83_O%20ATIVIDADES%20ECONOMICAS%20E%20SOCIAIS%2015%20a%2017%20MAIO.pdf 

Fonte: Paulo Pincel/Parlamentopiaui.com.br

Compartilhe este conteúdo:

ACOMPANHE

 

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO

Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO