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Carteira de Identidade Nacional já é emitida no Piauí

Carteira de Identidade Nacional já é emitida no Piauí

A população do Piauí já pode solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que tem validade em todo o Brasil. O documento pode ser solicitado em quatro locais diferentes em Teresina.

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A população do Piauí já pode solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), um novo modelo do Registro Geral (RG) e adotará o número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF). O documento é válido em todo o país. 

Em uma versão mais moderna que o atual RG, a identidade poderá reunir num só documento dados como o título de eleitor, numeração da carteira de trabalho e previdência social, carteira nacional de habilitação, além de NIS/PIS/Pasep.

O novo modelo de identidade ainda é opcional, sem obrigatoriedade. O prazo de validade é de 10 anos, assim como o RG, e permite aos usuários a entrada em países do Mercosul com maior facilidade. Para os demais países, ainda é necessário a apresentação do passaporte.

 

RG Único serálançado no dia 15 de março no Piauí

RG Único serálançado no dia 15 de março no PiauíFoto: Agência Brasil

 

Com a unificação dos documentos será possível coibir fraudes já que, atualmente, a emissão do RG é de responsabilidade das unidades federativas, possibilitando assim ao cidadão emitir o documento em mais de um estado. Além da unificação, no momento do cadastramento, será requerido a biometria, reconhecimento facial e assinatura.

Quais documentos são obrigatórios para a emissão do novo RG?

•    Certidão de nascimento ou de casamento originais com selo de verificação (no caso da certidão de casamento, deve estar dentro da validade de dez anos)
•    CPF

Quais documentos são opcionais?
•    NIT, PIS, PASEP
•    CNH
•    Título de eleitor
•    Tipo sanguíneo
•    Carteira profissional
•    Certificado de reservista (no caso dos homens)
•    Cartão do SUS

Uma outra novidade é que o novo modelo de RG é mais inclusivo: símbolos que identifiquem deficiências também poderão ser solicitados no momento da emissão. Para requisitar, basta informar ao profissional que estará realizando esse trabalho e apresentar um laudo médico que comprove a deficiência.

ATENÇÃO: A emissão do documento já vem acontecendo em quase todos os municípios do estado.

Confira os postos de Teresina para que você adquira o novo RG:

•    Sede do Instituto de Identificação Félix Pacheco, na Praça Saraiva
•    Espaço Cidadania, no Shopping Rio Poty
•    Anexo do Espaço Automall, na Av João XXVlll
•    Anexo do 24° Distrito Policial, Dirceu

O atual modelo tem validade até 2032 e pode ser emitido na versão física e digital, que possuem o mesmo layout e segurança. A versão física, em papel, ou em policarbonato (plástico), atende a demanda daqueles que não possuem acesso à internet ou aparelhos como smartphones e computadores. Já o documento em formato digital é obtido através do aplicativo gov.br, mas somente após a emissão da carteira física. A primeira via é gratuita e a segunda via custa R$ 21,60.

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