Fábio Braga acompanha a visita de deputados no Hospital de FLO
Brasileiro é avisado pelo celular sobre tempestades ou desastre iminente
A pesso adeve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar a ocorrência de temporal ou outro evento que represente risco de vida.
Diversos municípios do Piauí apresentam chuvas intensas há pelo menos dois meses. O alto índice pluviométrico registrado em algumas cidades, inclusive na capital, tem causado receio e transtornos à população, como alagamentos e enxurradas. Mas, em alguns casos, é possível que o cidadão receba avisos pelo celular, de forma gratuita, sobre tempestades ou desastre iminente na região.
Por meio de ferramenta disponibilizada pela Defesa Civil Nacional, o cidadão deve enviar uma mensagem de texto (SMS), via celular, para o número 40199 com o CEP da sua residência ou região que deseja monitorar o cenário. Após receber a confirmação do cadastro, o usuário será notificado sobre fenômenos climáticos que representem riscos. O serviço está disponível para todo país gratuitamente.
Outra forma de monitorar o tempo e receber avisos meteorológicos é por meio do aplicativo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), disponível para download em lojas virtuais para celulares Android ou iOS.
Ao baixar o app do Inmet, o usuário tem acesso a diversas ferramentas, como previsão do tempo e imagens de satélite da região, além de receber alertas sobre geadas, chuva intensa, baixa umidade relativa do ar, ondas de frio e de calor, incêndios dentre outros. Os avisos estão categorizados em Perigo Potencial, Perigo e Grande Perigo.
Alerta amarelo para chuvas intensas
Na manhã desta terça-feira (22), o Inmet emitiu alerta amarelo para chuvas intensas em quase todo Piauí, incluindo Teresina. Segundo o aviso da plataforma, de Perigo Potencial, o Estado deve registrar chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, ventos intensos entre 40 e 60 km por hora. A previsão está mantida até às 11h desta quarta (23). Ainda segundo dados do Inmet, a capital registrou 195,4 mm de chuva no mês de fevereiro deste ano.